Azeitona

Tapas! Fomos à procura de tapas e, em Guimarães, encontrámos um espaço curioso. Relativamente pequeno mas muito, mesmo muito acolhedor. O atendimento, atencioso.

Porque este espaço se situa no lugar da Oliveira, decidiram chamar-lhe Azeitona. Aberto desde Maio tem já a sua clientela assídua. Nós ouvimos falar neste restaurante pela simpatia da casa e dos pratos apetitosos que ali se partilham.

Fomos experimentar…

azeitona-guimaraes-1

azeitona-guimaraes-2

azeitona-guimaraes-3

azeitona-guimaraes-4

A decoração é simplista mas com detalhes relevantes. É o caso do menu no rolo da massa, as almofadas a cortar os tons neutros. O tecto com mensagens assim como os chapéus de palha nas paredes.

Começamos com uma tábua com 3 queijos diferentes (do mais suave ao mais in tenso), com presunto e noz. Pão para acompanhar.

Para beber, cerveja artesanal e um copo de vinho branco maduro.

azeitona-guimaraes-5

azeitona-guimaraes-6

azeitona-guimaraes-7

azeitona-guimaraes-8

azeitona-guimaraes-9

De seguida optámos por experimentar um prato que, é um dos mais pedidos neste espaço: Pão de semea recheado com queijos, pimentos, presunto e azeitonas. Pão da casa com molho de requeijão, 4 queijos diferentes  sem uns se sobreporem a outros. Um sabor bastante complexo. Para os amantes de queijo, uma verdadeira tentação! Uau.

azeitona-guimaraes-10

azeitona-guimaraes-11

Para completar toda esta complexidade de sabores, ovo recheado com maionese, camarão, coentros e azeitona. Deliciosos cogumelos recheados com presunto, espinafres, queijo ralado e azeitona. E ainda, alheira folhada com molho agridoce.

Os ovos muito fresquinhos com o corte perfeito das pimentas rosas e o típico sabor do camarão com o ovo. Os cogumelos, já mais intensos de sabor! E o sabor do folhado, hum, uma mistura interessante. A experimentar.

Tapas é mesmo isto. Mistura e partilha de prazeres.

Embora, não existam dados precisos quanto à origem das tapas, lemos – numa breve pesquisa – uma pequena história que poderá ter originado este conceito tão Espanhol: “Umas das mais antigas teorias de sua origem remonta o reino de Alfonso X, El Sabio, que durante um período de enfermidade em que lhe foi receitado algumas taças de vinho, ele comia pequenos pedaços de comida entre um gole e outro para amenizar os efeitos do álcool. Das acomodações reais para as tabernas da época, o costume se formou e já não se podia mais servir somente a bebida, ela sempre vinha acompanhada de um aperitivo para “tapear” a bebedeira”.

azeitona-guimaraes-12

azeitona-guimaraes-13

azeitona-guimaraes-14

Para sobremesa, aquele toque suave de um doce para balançar a refeição, nada mais nada menos que um Pannacotta com gelatina de mirtilo. Perfeito, a nosso ver.

azeitona-guimaraes-15

azeitona-guimaraes-16

Curiosidades:

Em breve vão acrescentar novidades ao menu.

Quase todas as semanas alteram as suas sobremesas, tentando manter o seu bolo de chocolate, a pedido dos clientes. Será ele irresistível? Não sabemos. Teremos de voltar para experimentar!

Horário: aberto para almoços e jantares todos os dias da semana.

Tipo de cozinha: Tapas e petiscos.

Preço médio/pessoa: 10 euros.

 

Contactos:

Rua Rainha Dona Maria II, Guimarães 4800-431, Portugal | 253 464 486

Facebook | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *