Buri

E porque nunca é demais comer bom sushi, o Prazer à Mesa foi visitar um local que prima pela originalidade, qualidade e bem servir.

A paragem foi feita no Buri, restaurante com uma decoração contemporânea mas repleta de apontamentos orientais e que tem uma carta que, além do sushi, oferece a possibilidade de experimentar cozinha mediterrânica e até vegetariana.

Escolhemos uma mesa ao pé da janela que nos permite estar conectados com o Mundo sem perder a privacidade para uma boa conversa e companhia.

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-15

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-16

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-3

Ao som de um conjugação de bossa nova e chillout, foi servido um crocante tempura de rebentos de soja acompanhado de uma sangria de frutos vermelhos muito fresca e leve. Embora normalmente os rebentos não sejam panados na panko, uma espécie de farinha japonesa, a abordagem feita à entrada foi realmente surpreendente.

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-2

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-5

Com o apetite devidamente aguçado, seguimos a degustação num tempura de camarão com amêndoa acompanhado de molho agridoce e ligeiramente picante, para equilibrar o sabor macio do camarão com o travo ligeiramente agressivo do fruto seco. Para embelezar o prato, os fios de arroz criavam a ornamentação típica da cozinha japonesa.

Estávamos curiosos para saber qual seria o prato principal e apenas uma certeza prevalecia: tudo no Buri é pensado ao pormenor.

O staff é simpático e, embora seja uma casa com apenas 4 anos, a preocupação pelo gosto de cada cliente de forma a fidelizá-lo é notória.

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-6
Numa tábua de lousa, o próximo prato aproximava-se… rolos de massa primavera com recheio de salmão e camarão, sementes de sésamo e, no seu topo, ovas pretas e vermelhas que explodem um suculento líquido na boca e tornam divertida a arte de apreciar o sushi. Depois das deliciosas peças, seguiu-se o ceviche nada aproximado do original peruano mas que se torna a escolha ideal para um prato fresco, de final de tarde, que poderá anteceder um jantar entre amigos. Além das cores apresentadas numa taça de pé alto, a “salada de peixe” composta por tomate cherry, atum, peixe branco, dourada, robalo, chalota e salmão, esconde um segredo muito mais precioso que o seu molho cítrico. Podemos dizer que a malagueta japonesa ajuda a combinar os sabores mas, o ingrediente surpresa é o perfumado gengibre que torna o ceviche no verdadeiro prazer a esta mesa.

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-7-1

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-9

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-10

Mesmo que se olhe pela janela e se saiba que o Mercado do Bom Sucesso está decorado com luzes natalícias bem portuguesas, na nossa mesa do Buri só há lugar para o sushi de fusão através de um freestyle de peças acabado de servir.

Poderíamos enunciar cada peça mas o sashimi de bacalhau é a que mais merece destaque pela novidade e qualidade. Há quem possa considerar que se estranha mas depois, certamente, se entranha.

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-11

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-12

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-14

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-13
Prontos para a sobremesa, Francisco Simões, diretor do Buri, questiona os gostos pessoais pela parte doce do menu. Com uma perspicácia que só detém quem gere um espaço dedicado à cozinha, alguns minutos depois chegam aqueles que vão encerrar a noite. Se, por um lado, nos poderíamos apaixonar imediatamente pelo sabor do petit gateau de chocolate, morangos salteados e bola de gelado de lima, uma sobremesa doce, quente, fresca e nada enjoativa, logo a seguir ficaríamos divididos pela recém criada delícia de chocolate negro numa cama de nougat e coberta por caramelo, uma sobremesa com apenas duas semanas mas que já se tornou numa referência Buriana.

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-19-1

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-20

buri-sushi-porto-prazer-a-mesa-blog-restauracao-22

O Buri quer receber os amantes de sushi sem esquecer o importante que é ter momentos de tranquilidade e partilha à mesa. Para isso, a sala do andar superior está disponível para jantares de aniversário ou simplesmente para, numa fugida, apreciar o que de melhor lá se serve.

Na despedida, um caloroso cumprimento e um chupa-chupa para o caminho.

Curiosidades:  O Buri está na Praça do Bom Sucesso mas também pode levar o Buri para casa através do serviço take-away ou entrega ao domicílio. Voltaremos, em breve, para experimentar outras iguarias. Até lá, a experiência ficará guardada no nosso paladar. Foi um prazer… à mesa!

Horário:  Ao almoço das 12:00 às 15:00 de Segunda a Sexta. Sábados e Domingos das 13:00 às 15:30. E ao jantar das 20:00 às 23:00 de Segunda a Quinta e Domingo. Às Sextas e Sábados das 20:00 às 24:00.

Tipo de cozinha: Japonesa, sushi, mediterrânica

Preço médio/pessoa: entre os 20 e os 25 euros ao jantar e o menu de almoço 22 euros para duas pessoas.

 

Contactos:

Mercado Bom Sucesso, Praça do Bom Sucesso, 132, Boavista, Porto

22 6009255 | 910433941

Facebook | Instagram | Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *