Cais da Vila

Aberto desde dezembro de 2013, o Cais da Vila, em Vila do Conde, dispõe de uma ótima vista para o rio e oferece o tradicional de forma criativa. Para a equipa que constitui o restaurante, diversificar e brincar com os acompanhamentos é uma característica sua. A flexibilidade na hora de preparar e apresentar os pratos é uma forma de manifestar a sua criatividade e gosto pela cozinha, mas principalmente, em agradar os seus clientes.

Habitualmente, alteram os menus duas vezes ao ano, pelo menos. Normalmente aquando as mudanças de estação. Fazem-no também para continuar a inovar nos seus pratos, e assim conseguir apresentar constantes novidades à mesa!

Ficámos a saber que quando começaram pouco ou nada sabiam de cozinha. Uma coisa gostavam bastante: de comer. Frequentadores assíduos de restaurantes, decidiram abrir o seu próprio espaço. Espaço esse que a nosso ver é bastante bonito. Em tons cinza, a sala relativamente pequena, no entanto, bem aproveitada. As mesas e principalmente as cadeiras, muito elegantes. E confortáveis! Excelente espaço para se experenciar um bom momento. De fundo uma música chill out para proporcionar um momento de relax.

Acreditamos que sentar para saborear uma boa refeição com calma é meio caminho para se ter um prazer à mesa.

Cais-da-Vila-1

Cais-da-Vila-3

Cais-da-Vila-4

Cais-da-Vila-5

Cais-da-Vila-6

Cais-da-Vila-7

Cais-da-Vila-8

Cais-da-Vila-9

Cais-da-Vila-10

Vinho!

Algo inspirava um vinho. A nossa preferência recai para tintos maduros. Ideais para acompanhar carnes e peixes bem condimentados. Sugeriram-nos uma verdadeira e agradável surpresa! Irmãos. Nome do vinho de Roberto, Ricardo, Rafael e Rudolfo, irmãos com “menos de 35 anos. Juntos decidiram regressar ao negócio da família e criaram uma empresa produtora de vinhos. Assim nasceu a R4” – Artigo do P3

Um vinho realmente fabuloso. Quente, suave, bom! Experimentámos, ainda o Mãos. Que dois exemplares para se ter em casa.

E por que pratos escolher da apetitosa ementa deste restaurante?

Para entradas, o belo do pãozinho acompanhado de azeite e manteiga caseira. Estes variam muitas vezes na manteiga que apresentam e nos molhos que eles próprios confeccionam. De seguida, um foie gras com maçã e morangos caramelizados. Muito bem confeccionado, uma delícia para os apreciadores desta iguaria.

Cais-da-Vila-11

Cais-da-Vila-12

Cais-da-Vila-13

Para o prato de peixe, optámos por experimentar o Risotto negro de bacalhau com ovo (cozinhado a baixa temperatura), com tinta de choco, cebola, tomate, pimentos, queijo da ilha, manteiga, azeite e sal.

Um prato algo diferente do já experimentado. Mas a combinação parece ligar muito bem, entre o sabor do risotto, a tinta de choco, o bacalhau e o ovo. Uma consistência interessante!

O Risotto, para quem não sabe, diz-se ser apenas mais um caso de  “acidente” na cozinha que virou sucesso nos dias de hoje. Em praticamente todos os restaurantes  este prato está presente, cada vez mais criativo e saboroso.

Cais-da-Vila-14

Cais-da-Vila-15

Cais-da-Vila-16

Após esta prova, foi-nos sugerido Javali para continuar a refeição. Lombinho de Javali com migas de batata, broa, alheira e cogumelos salteados com cebola, vinho do porto, mostarda, natas, sal, pimenta, alho, louro e azeite. O esmagado de batata era muito delicioso com alheira à mistura! E os cogumelos com sabor adocicado graças ao vinho do Porto que os acompanhava.

Recentemente lemos que, esta carne possui baixo teor de gordura. O índice de colesterol é quase inexistente. Quando comparada à carne bovina, apresenta 85% menos calorias, 31% mais proteínas e 15% mais minerais. Bom saber?

Cais-da-Vila-17

Cais-da-Vila-18

Cais-da-Vila-19

Pensando em doces.

Havia uma sobremesa que nos diziam que não podíamos perder. A mousse de chocolate. Uau! Sem açúcar. O factor diferenciador está mesmo no chocolate que utilizam. Esta vem acompanhada de uma bolacha crocante e  de framboesa.

Sabiam que a framboesa protege as células e ajudam a emagrecer?

Pois é, segundo um artigo do Sapo Lifestyle a aplicação directa de extractos deste fruto em células cancerígenas do estômago, cólon ou peito leva à sua destruição. Mas a sua ingestão no dia a dia também tem benefícios como: combater a retenção de líquidos, libertar o organismo de toxinas, e ainda, defender o cabelo, as unhas e a pele. Com poucas calorias, a framboesa é uma óptima opção para quem está a fazer dieta.

Provámos também o Pannacotta de chocolate branco com frutos silvestres.

Cais-da-Vila-20

Cais-da-Vila-21

Cais-da-Vila-22

Cais-da-Vila-23

Cais-da-Vila-24

Cais-da-Vila-25

Cais-da-Vila-26

Cais-da-Vila-27

Curiosidades:

Almoço executivo por 8 Euros – tentam diversificar ao máximo – oferecendo sempre um prato de carne e outro de peixe.  Raramente usam fritos. É raro repetirem pratos, ou seja, os acompanhamentos normalmente são diferentes.

O bar do lado faz parte da equipa. O Café Naval, onde podem apreciar a amizade de quem lá pára todos os dias. Um café muito íntimo que promete novidades para breve!

Preço médio por pessoa: 23 a 25 Euros

 

Contacto:

Rua do Cais das Lavandeiras N 42, Vila do Conde 4480-789

+351 967 289 686 | Facebook

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *