DeCastro Gaia

Esta quinta-feira tivemos o prazer de estar presentes no Foodie meetup da Zomato Portugal, num espaço emblemático no cais de Gaia com uma vista panorâmica sob a bela e impactante cidade do Porto!

Foi a primeira vez que participámos neste tipo de eventos, e a nossa recepção foi calorosa e descontraída. Um ambiente relaxante e praticamente familiar entre a Zomato, o restaurante – respectiva equipa – e os convidados.

Assim que chegámos serviram-nos um dos seus maravilhosos vinhos do Porto. De salientar que esta casa – o espaço Porto Cruz – “O Espaço Porto Cruz é um projecto para celebrar a cultura do vinho do Porto, aliando contemporaneidade e tradição.”

Deram-nos a conhecer todo o espaço, desde as salas de provas, passando pelo auditório até ao terrace lounge com vista 360º. Um belíssimo edifício onde se respira Porto e Douro. Muito convidativo para os dias e noites de verão onde servem para além dos Porto, fantásticos cocktails com os mesmos, e ainda refeições deliciosas.

Assim que fomos convidados a sentar nas mesas cuidadosamente preparadas para os foodies – apaixonados por comida – o chefe Miguel Castro Silva começou a falar-nos sobre o conceito do espaço e ainda sobre o restaurante DeCastro Gaia e a sua cozinha.

O resto da noite foi simplesmente fantástica. Um ambiente 5 estrelas, preenchido com conversas interessantes, excelentes vinhos e iguarias fantásticas da cozinha do Chef Miguel e da sua competente equipa.

Aqui, vivemos uma verdadeira experiência gastronómica. O restaurante DeCastro Gaia é perfeito para a degustação de vinhos e petiscos portugueses. A cozinha é de autor e segundo nos informaram, é com prazer que todos os dias trabalham com alguma rebeldia para agradar quem lá passa. Como nos falou o Director-Geral da Porto Cruz, Jorge Dias “nós trabalhamos como pessoas para pessoas”.

Quanto ao nosso paladar, foram vários os estímulos lançados: desde cavala fumada com puré de batata doce, agrião e picão de cebola roxa; lascas de bacalhau confitado, polvo com maionese de alhada e broa; trouxas de queijo de cabra com mel; espargos com queijo da serra e ovo cozido a baixa temperatura; morcela da Beira com maça e cebola; vitela maronesa com molho típico português, açorda de cogumelos e enchidos; e para terminar em beleza bolo de chocolate sem farinha e toucinho de céu com gelado feito de vinho tawny de 10 anos. Divinal. De chorar por tudo outra vez! Uau

Maravilhoso.

 

Curiosidades:

Preço médio por pessoa: entre 25 a 30 euros por pessoa, dependendo, claro, do que se bebe.

“Miguel Castro e Silva é um cozinheiro já com longo trajecto e com nutrido currículo no que respeita à criatividade e enriquecimento da nossa cozinha tradicional, sobretudo nortenha. Talvez como nenhum outro tem valorizado os nossos produtos, insistindo na lógica de degustação com variedade de pequenas porções.
Ou seja, os verdadeiros e genuínos petiscos, como sempre foram designados e manda o peso da tradição. Atitude que é tanto mais de aplaudir num tempo em que se multiplicam as chamadas tascas gourmet, os sushi disto e daquilo ou as casas de tapas a imitar a vizinhança. Ora então, se sempre tivemos os nossos petiscos, porque não chamar-lhes aquilo que são e que toda a gente continua a entender? Ainda por cima quando preparados de forma elegante e sublime como o faz o chef nos seus DeCastro.” – Pelo Fugas

 

Contactos:

Largo Miguel Bombarda, 23 4400-222 Vila Nova de Gaia  |  910 553 559

Facebook  |  Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *