Praça Velha

Na maravilhosa cidade de Vila do Conde existe o espaço perfeito para aqueles que gostam de se sentir extremamente confortáveis para apreciar um bom prazer à mesa! É no Largo Antero de Quental que podem encontrar este restaurante com uma óptima relação preço qualidade.

Praça-Velha-1

De cariz tradicional, o Restaurante Praça Velha aberto há 7 anos, oferece o melhor da cozinha Portuguesa com um toque algo contemporâneo. Os pratos desenvolvidos pela proprietária Ana Paula, nativa de Amarante, são diversos e intensos e, quase nos obrigam a viajar por esta região. Estes possuem algo de familiar que nos remete para um ambiente completamente caseiro. A simpatia das pessoas é, sem dúvida, um ponto a favor. Adorámos a doçura com que fomos recebidas!

O espaço é relativamente pequeno e a sua decoração muito acolhedora, desde as cores escolhidas para as suas paredes protectoras, quer para os detalhes das mesas.

Praça-Velha-2

Praça-Velha-3

Praça-Velha-5

Praça-Velha-6

Praça-Velha-4

Este espaço situado numa praceta com esplanada, oferece uma vasta lista de pratos e vinhos. Para começar esta nossa experiência, saboreamos o requeijão com azeite e oregãos, patê caseiro e o salpicão de amarante, a acompanhar o vinho Casa Amarela reserva de 2013.

Sabiam que os oregãos ajudam a regular a quantidade de glicose no sangue, sendo por isso um antidiabético. E é também uma excelente fonte de magnésio, ferro, fibras e ómega 3.

Praça-Velha-8

Praça-Velha-7

Entretanto, chegava até nós o primeiro prato escolhido para degustar, confeccionado ali à nossa frente, onde parecia existir a harmonia perfeita entre cozinha e sala de jantar.

Açorda de gambas! Tão bom. Com a arte e a sabedoria se juntou o pão. O pão que foi sempre, e ainda é, um alimento muito comum da nossa alimentação. Para quem não sabe, diz-se que a açorda é uma dádiva da presença dos árabes nas nossas terras.

Praça-Velha-9

Uma bela e agradável surpresa. Sabor intenso, miolo consistente e algo tostado. Perfeito com as gambas descascadas a acompanhar.

Um outro prato estava a ser confeccionado pela querida Ana Paula que habitualmente cumprimenta os clientes à mesa. Um hábito tão raro e tão hospitaleiro do qual faz parte deste restaurante.

O prato que se seguia era o delicioso Rosbife. Ideal para saborear em noites de Verão! Este prato de origem inglesa (roast beef) assertivamente fatiado, vinha acompanhado de batatas fritas e molho caseiro, e uma saladinha que balançava muito bem o sabor.

Praça-Velha-10

Praça-Velha-11

Praça-Velha-20

Que belo momento para recuperar energias.

Dizem que neste restaurante o bacalhau é igualmente divino, assim como o Cabrito e a Vitela assada que servem aos almoços de domingo! A experimentar numa próxima visita.

E os doces!

Praça-Velha-12

Praça-Velha-13

Para sobremesa optámos pelo já conhecido leite creme. Uau! Há muito não comíamos um leite creme tão doce, tão delicioso, tão caseiro. E ainda, o Queque de amêndoa com ovos moles e gelado. Que mistura intensa. Para os verdadeiro apreciadores deste tipo de sobremesa, é imperdível.  O gelado parecia aprimorar o sabor do Queque. Deveras bom! Experimentamos ainda o bolo de chocolate. De sabor intenso, para os amantes de chocolate este possui 70% de cacau.

Praça-Velha-24

Praça-Velha-21

Praça-Velha-22

E que lindo o anoitecer ali. As cores do restaurante ficam ainda mais quentes, mais acolhedoras.  Perfeito para um jantar a dois, ou um momento entre amigos. E sem dúvida, um espaço para toda a família.

Praça-Velha-14

Praça-Velha-15

Praça-Velha-17

Praça-Velha-19

Praça-Velha-18

Algumas curiosidades:

Com capacidade para sentar cerca de 40 pessoas no interior, é aconselhável fazer reserva aos fins-de-semana. Os produtos que utilizam são de qualidade, algo que a equipa Prazer à mesa aprecia bastante. Facilidade de estacionamento.

Horário de funcionamento: 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 02h00 (cozinha encerra às 23h00).  Estão encerrados ao domingo e segunda-feira à noite.

Possuem menu para grupos e ainda menus diários muito caseirinhos!

Tipo de cozinha: Tradicional, algo contemporânea.

Preço médio por pessoa: 20 eur

 

Contato:

Largo Antero de Quental 33, 4480-701 Vila do Conde

252 612 121 | restaurantepracavelha@gmail.com

Facebook

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *