RO | Ramen e outros

Uma novidade na baixa do Porto!  Aberto desde Novembro, RO é o nome deste novo restaurante da cidade que promete levar-nos por caminhos pouco ou nada percorridos. Rapidamente se viaja até ao Japão e não é pelo tão amado e conhecido sushi.

Esta semana o plano foi alargar horizontes pela cozinha japonesa.

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-7

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-8

Este espaço na rua Ramalho Ortigão é clean, e simplista. Aqui, oferecem inovação nos pratos que confeccionam; e a simpatia e o seu atendimento é algo que destacamos.

A nossa viagem, pelo lado não tão conhecido, deste tipo de cozinha começou com uns sumos naturais e tradicionais japoneses. Um de lima com um toque muito agradável de gengibre e outro de morango, baunilha e hortelã.

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-15

A nossa primeira opção para entrada: Tataki panado de presa ibérica com mostarda japonesa e slaw.

A carne bem cozinhada, o sabor do crocante frito e o corte perfeito da salada a acompanhar.. Uma ótima oferta por parte do RO. Aconselhável a sua degustação.

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-2

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-1

E ainda, Okonomiyaki misto. Uma espécie de panqueca japonesa brutal com couve, lulas, gambas, porco, bacon, molhos, nori, ceboleto, e katsuobushi. Viciante.

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-3

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-4

Destaque para o sabor das lulas e das gambas com o balanço do sabor  do bacon. Uau! Talvez das melhores entradas que alguma vez provámos. Só por esta razão já vale muito a pena visitar este restaurante.

Poderíamos ficar ali.. a saborear as combinações de puro sabores que esta delícia consegue fazer sobressair.

Como nos explicaram, não é habitual no Japão colocarem tanta massa extamente para fazerem sobressair os sabores dos ingredientes. Para nós, ainda bem que os responsáveis pela sua abertura se inspiraram aquando a sua viagem pelo país.

“A ousadia das receitas é a marca do chef que assina as cartas da Casa de Pasto da Palmeira e do LSD, ambos na cidade, onde também tem outro projeto, o Bacalhau. O ramen do RO não é exceção. Ao seu lado está Francisco Bonneville, que passou pelas cozinhas do Oporto Café e do Munchie. O prato feito a quatro mãos tanto sai da cozinha em versões tradicionais como assente em ideias mais criativas.NIT

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-5

Prosseguimos a nossa viagem. Era impensável sair daqui sem provar o ramen.

Para quem não está familiarizado com este tipo de comida – para muitos conhecido como “sopas japonesas” – não é nada mais nada menos que massa mergulhada em caldo de legumes e verduras com acompanhamentos diversos.

As que experimentamos: ramen veggie composto por noodles, tempura de shiitake, ovo, bimi ceboleto, nori, milho e bróculos. Uma refeição muito suave, nutritiva e com bastante sabor.

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-6

E ainda, tantan ramen noodles, cachaço de porco, porco picado, sésamo, chili, ovo, ceboleto e nori. Para os apreciadores de comidas com sabores mais picantes é uma excelente opção.

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-16

Já muito satisfeitos estávamos; porém, decidimos experimentar a sua oferta para sobremesa. Optámos pelos seus gelados soft – inspiração igualmente asiática. De frutos vermelhos com coco caramelizado e o delicioso de oreo. Tão, mas tão bom. E marshmallow de maracujá.

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-11

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-12

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-14

ro-ramen-food-porto-prazer-a-mesa-blog-13

Curiosidades: Possuem uma sala para grupos com capacidade até 15 pessoas. Terão esplanada brevemente. Oferecem mensalmente o “ramen do mês”, e ainda opções vegetarianas. Trabalham para, regularmente, apresentar novidades na sua cozinha. Não fazem take-away.

Aos almoços servem com rapidez. Ideal para quem procura uma refeição diferente, deliciosa e rápida.

Tipo de cozinha: Japonesa

Preço/pessoa: À semana, ao almoço, por 12,5 euros podem apreciar ramen + bebida + café e por mais 0,50 cêntimos uma tacinha de gelado.

Aos fins de semana e jantares o preço ronda os 17,5 euros.

 

Contactos:

Rua Ramalho Ortigão, 61, 4000-407 Porto  |  222 008 297

Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *